A Escola
    Artigos e Dicas
    Entretenimento

I - Fins e Objetivos da Proposta

A proposta da escola é construir a formação de um futuro cidadão apto à vida social, dando-lhe respaldo com eficácia. Um dos objetivos é trabalhar esse aluno diversificadamente, por exemplo: sua coordenação motora, visomotora, percepção visual, auditiva, lateralidade, equilíbrio, psicomotricidade, coordenação motora completa, complexa, linha livre, linha reta, vogais, consoantes, datas comemorativas; para integrá-lo ao ensino fundamental, mas dando-lhe o devido alicerce para a socialização com este novo grupo.
A proposta é também ver o aluno como um todo, um ser biopsicossocial e que tem direitos e deveres assim como a instituição. Uma das finalidades é orientar o aluno no caminho de sua aprendizagem para que ele possa alcançar um pleno desenvolvimento em sua raíz que é a educação infantil. Os fins e objetivos da proposta da escola são consolidar a execução de um trabalho fidedigno a fim de que este seja perceptivo dentro das comunidades em que o estabelecimento está inserido e dentro das demais.

II - Concepção de criança, de desenvolvimento infantil e de aprendizagem

A capacidade de formar conceitos e entender abstrações, aquilo que é concebido na mente (plano, intenção, opinião, ponto de vista, idéia, pensamento, etc), só ocorrerá depois do conhecimento da clientela, das suas origens, da atenção individual, da consideração da bagagem que a criança traz de casa, do meio em que ela vive, pois ela não vem para a escola vazia. Após essa análise minuciosa, deverá vincular a esta os diferentes momentos históricos, com suas fases de desenvolvimento; os aspectos que fundamentam o trabalho da instituição escolar deve ser dinâmico, concreto, com senso crítico, questionador, o que prova o seu compromisso com a educação.
É fundamental entender o modo de ser humano que é a criança, para isso também é importante o entendimento sobre o que é, e como acontece o desenvolvimento. Por isso o trabalho da educação infantil deve ser sempre educativo, transparente a fim de desenvolver uma aprendizagem gradativa, eficaz e o pensamento crítico.
O professor deve ser justo com seus alunos, seus métodos de ensino devem estar adequados a eles, a fim de evitar confusões e dúvidas. É preciso estabelecer um ambiente de cordialidade, confiança e respeito. A relação deve permitir que os alunos se sintam à vontade, inclusive para exprimirem o que sentem.
O professor deve saber ouvi-los e para isso é necessário pacvoência. Só assim poderemos saber da sinceridade ou não das suas palavras. Só assim poderemos localizar as dúvidas e as dificuldades do aluno que orientarão o professor para uma ação didática mais eficiente.
Educar é convencer o educando de que ele sewmpre é capaz de realizar algo útil para si e para os seus semelhantes.

III- O papel da família no desenvolvimento do aluno

É obrigação da família:
— Compreender os filhos;
— Elogiar os bons atos;
— Socorrê-los nos fracassos;
— Inteirar-se das suas reais possibilidades;
— Não exigir em demasia, nerm querer perfeições;
— Conhecer a escola onde eles estão estudando;
— Participar das reuniões;
— Não abdicar do direito e da responsabilidade de supervisor da educaçlão de seus filhos;
— Tomar conhecimento da vida escolar, diretamente com os filhos;
— Inteirar-se do comportamento social dos filhos;
— Manter comportamento exemplar perante os mesmos;

Não há exegero em frisar que a sociedade não teria continuidade se não fosse a educação. A educação não é obrigação somente da escola, mas também de todas as instituições sociais, mesmo daquelas que se julgam mais afastadas.
A família tem compromissos indissolúveis com a educação, pois é ela a mais interessada na formação de seus filhos. A escola recebe o aluno como ele é. É imprescindível que ela esteja preparada para isso. A nossa proposta é levar o aluno a uma aceitação social e crescimento da personalidade.

Ensino Fundamental

O Colégio Félix Valentin tem como objetivo informar e formar o aluno de hoje, futuro cidadão dentro da sociedade, como alguém capaz de abrir as portas de seus objetivos. Um cidadão digno, dotado de valores fundamentais para conduzir sua vida pessoal e seu convívio social. Assim, a escola, está vinculada à educação, através de seu comprometimento com a mesma. Seu perfil sério, calcado na sua vocação e responsabilidade, resulta em um trabalho fidedigno e com resultado eficazes.
Nosso método tradicional, possibilita uma abertura de criatividades, tornando saudável o processo de aprender e de ensinar. Nossas técnicas são flexíveis, objetivando facilitar o processo de aprendizagem do aluno, elevando o nível de qualidade do processo de ensinar.
Nosso acervo permite ao professor uma gama de conhecimentos, para desenvolver e enriquecer o seu trabalho. O colégio oferece aos seus filhos educacionais, um conhecimento com efeito. Uma cidadania digna, capaz e consciente. Uma sociedade cada vez melhor! Uma educação transformadora!